sábado, 8 de dezembro de 2012

São Nicolau!


O S.Nicolau passou cá por casa para o meu Homem e deixou-lhe ficar estas pantufas! Está sempre a reclamar que andava descalço e pumba!

Mas e o que é esta história do S. Nicolau! Eu festejo desde que sou gente e a cada dia 6 de Dezembro espero na minha botinha uma singela prendinha! 

O São Nicolau é uma festa celebrada no dia 6 de Dezembro (ou 5, dependendo do país) onde as crianças recebem os seus primeiros presentes. É celebrado na Alemanha, França, Republica Checa, Áustria e muitos mais e até em Guimarães o S.Nicolau é festejado com as festas Nicolinas da cidade pois também é o padroeiro dos estudantes.

Conta a lenda que três moças não poderiam se casar porque o pai não tinha condições de pagar seus dotes, na época, indispensáveis. Assim, a sorte das moças estava lançada ao cruel destino de escravidão ou prostituição. São Nicolau, comovido com a situação, jogou três sacos de moedas de ouro pela chaminé da casa das moças. Os sacos caíram dentro das meias das moças que estavam a secar junto ao fogo da lareira.

Costuma-se pendurar meias nas lareiras das casas no dia 5 de Dezembro, à noite, véspera de São Nicolau ou para quem não tem lareira coloca-se as botinhas à janela ou à porta. Durante a madrugada, São Nicolau enche de doces as meias ou botinhas das crianças que se comportarem bem durante o ano!



Para o ano já sabem! Bota ou meia cá para fora!!


Fotos: Reprodução.






Sem comentários:

Enviar um comentário